Tecno-Optimismo é Essencial! Já o diz Bill Gates.

Há muitos anos que a questão da utilização de energias renováveis de discute entre os entendidos a nível internacional, desde engenheiros a cientistas, passando por arquitectos e urbanistas, todo o tipo de especialistas se envolve nesta discussão fulcral para o futuro da espécie humana.

Como em todos os sectores do conhecimento, também esta discussão evoluiu hoje em dia para um nível superior, começa a nascer o debate entre os” techno-optimists”, como o caso de Bill Gates, que defende que muito mais dinheiro deve ser gasto em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de modo a estimular a inovação e utilização de energia limpa e no outro extremo os que defendem um uso mais agressivo da tecnologia existente sem nos preocuparmos com o ser limpa ou não.

Esta facção é, como de esperar, essencialmente constituída por aqueles que trabalham em empresas existentes no mercado da indústria de petróleo e gás e argumentam que não existem milagres com a capacidade de transformar a energia do dia para a noite.

No meu ponto de vista e como estudante das novas tecnologias, preocupo-me com uma correcta utilização dos recursos que me colocam à disposição para o exercício da minha profissão. Gosto de saber que estou a estudar para criar algo inovador, colocá-la no mercado e obter retorno que me permita sustentar a mim e à minha família, mas quero dormir de consciência tranquila e saber que não prejudico nada nem ninguém naquilo que faço.

Há uma tribo amazona que diz “Não herdamos as nossas terras dos nossos pais mas pedimo-las emprestadas aos nossos filhos”, assim sendo não nos devemos preocupar em cuidar e preservar o que nos deixaram mas sim preservar e mais importante melhorar aquilo que os nossos descendentes vão usar no futuro.

Somente com este pensamento optimista face à tecnologia, de que a pudemos usar da maneira correcta e descobrir cada vez mais formas de melhorar a qualidade de vida do ser humano com o recurso às máquinas e não prejudicar o ambiente é que algum dia viveremos sem a preocupação do aquecimento global ou do degelo glaciar ou do buraco do ozono.

Anúncios

2 comments

  1. Acho este tema interessante. Parece que somos nós que
    estamos a fazer uma favor à Natureza… quando somos
    nós que precisamos dela.
    A 3º Guerra Mundial, segundo a O.M.S., será pela disputa
    da água!!!!! Existem apenas 2% de água potável no Mundo.

  2. Bom dia caro Rui, concordo com tudo o que foi dito, e acho que o problema esta mesmo na mentalidade das pessoas, que não pensam o futuro e nem sequer pensam se o que estão a fazer faz algum mal, e tu focas-te esse ponto que na minha opinião hoje em dia é um dos grandes problemas da nossa sociedade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s