BizTalk Server 2010 Error Handling [pt-BR]

Intro

A existência de erros em sistemas informaticos é uma realidade mais do que adquirida por todos profissinais das tecnologias e sistemas de informação, uns com maior gravidade outros com menor, mas construir e manter um sistema sem que um erro aconteça é uma utopia que ainda não é possivel. A quantidade de erros bem como a gravidade dos mesmos está seriamente ligada ao ser humano, tanto por ser este o principal criador mas também por ser o principal utilizador, a experiência que este tem, os conhecimentos que dispõem ou a forma como o sistema foi desenhado são três dos principais factores que potenciam erros tanto de desenvolvimento como de utilização.

Um último factor e este já mais ligado ao tratamento de erros em Biztalk é a quantidade de vezes que um sistema tem de processar informação, reparem que processar uma factura em trinta minutos é bem diferente de processar milhões em minutos, os sistemas têm de ter outra escalabilidade e outra capacidade de processamento. Desta forma e enunciados todos os factores que originam ou propagam erros chega à altura de saber como podemos tratar estes erros.

Sendo o Biztalk server um dos sistemas que vos acabei de falar, com taxas de processamento enormes por minuto é de esperar que os erros com ficheiros que entram ou saem também sigam a mesma escala. Apesar de ser verdade e de a resolução de erros ser uma constante na vida de um profissional desta área, existem algumas ferramentas dentro do Biztalk que nos ajudam a resolver erros com estes ficheiros.

Tratamento dos Erros em Biztalk Server

Até ao Biztalk 2004 qualquer mensagem malformada ou que não respeitasse o formato esperado, o seu schema, quer à chegada quer à saida, ficava suspensa dentro do servidor de biztalk o que em algumas situações dava a sensação de se ter perdido a mesma ou de que alguma magia havia acontecido. A verdade é que nestes casos a mensagem era irrecuperável, sendo que a única operação que podiamos realizar era através da consola de administração em query results no Group overview (operação que no Biztalk 2010 é ainda possivel) e somente permitia ver se alguma mensagem havia sido suspensa. Além disso, associado à suspensão vinha e ainda vem um histórico de acontecimentos até ao erro, no entanto corrigir o erro e reenviar a mensagem não era automaticamente possivel.

A partir do biztalk 2006 e continua no 2010, nas propriedades de configuração das portas fisicas, quer de recepção quer de envio, surge a opção de activar a funcionalidade de redireccinamento de mensagens falhadas. Com esta funcionalidade temos um relatório de erros associado à própria mensagem.

Como a própria mensagem contem informação de erro podemos criar uma porta fisica de envio de mensagens de erro, filtrando na sua configuração que mensagens de erro da porta de recpção são enviadas por esta porta. Com isto todas as mensagens que falhem nalgum passo serão reencaminhadas para esta porta.

Esta funcionalidade, tão elementar e de fácil implementação vem trazer uma resolução enorme a um problema ainda maior, a ocorrência de erros. Não só não perdemos a mensagem como a podemos reencaminhar para um local onde esta vai ser resolvida e posteriormente enviada de novo. Imaginamos por exemplo configurar uma destas portas para reencaminhar a mesnsagem de erro para o dispositivo móvel ou email de um técnico que imediantamente pode resolver o erro e reenviar a mensagem.

Apesar de o ser humano ser responsável por perdas incriveis de diversas formas por todo o mundo, por vezes tem a capacidade de com soluções simples dar uma segunda oportunidade a quem não acertou à primeira. Nem em todos os cenários da vida temos esta possibilidade.

Obrigado,

Rui Pedro Machado 16/05/2012

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s