Redimensionar um disco virtual no Virtual Box [pt-BR]

Este post pretende de forma simples explicar de que forma pode redimensionar um qualquer disco criado na virtual box se o tamanho do mesmo já não responde às vossas necessidades. O cenário é bastante simples, imaginem que criaram uma máquina virtual com um disco de 10GB, no entanto recebem uma mensagem do sistema operativo a dizer que o tamanho do disco esta no limite.

O objectivo claro que passa por aumentar o disco, no entanto aquando das minhas pesquisas deparei-me com inúmeros tutoriais a explicar como criar um novo disco com mais tamanho e posteriormente como copiar o conteúdo do nosso disco, para o novo de espaço maior. A verdade é que nada disto é necessário por o virtual box aquando da instalação, incorpora uma ferramenta que com apenas um comando redimensiona o nosso disco, essa ferramenta é o virtual box manager (VBoxManage) e pode ser encontrada em C:\Program Files\Oracle\VirtualBox , no entanto a sua execução é via linha de comandos. Mas passando à prática, o procedimento é o seguinte (Tudo isto feito no computador Host – fisico):

1. Copiar o caminho para o VBoxManage (Abrimos o Windows explorer e navegamos até à posta onde o virtual box está instalado.)        

2. Com o caminho para o VBoxManage (No meu caso é C:\Program Files\Oracle\VirtualBox), temos agora de encontrar o caminho para o disco que queremos redimensionar.

Se nada foi alterado durante a instalação do Virtual Box, bem como na criação do disco para a nossa máquina Virtual, os discos criados no virtual Box podem ser encontrados em (C:\Users\VOSSO_NOME_UTILIZADOR\VirtualBox VMs).

Dentro desta pasta estão todas as instâncias de discos virtuais criados. Abrimos a pasta VirtualBox VMs e encontramos essas instâncias divididas por pastas.

Abrimos a pasta do disco a redimensionar e copiamos o caminho para o ficheiro (.vdi, -vhd, etc, depende do formato que escolhemos na instalação).

No meu caso o caminho completo seria C:\Users\Rui Machado\VirtualBox VMs\Windows XP\Windows XP.vhd

3. Neste momento já dispomos de tudo para executar o comando que irá redimensionar o nosso disco. Abrimos então a linha de comandos do Windows (cmd.exe)

Na linha de comandos começamos por escrever:

  • cd C:\Program Files\Oracle\VirtualBox     -> Ou seja cd é o comando para mudar de directório currente (change directory) e depois de um espaço colocámos o endereço que obtivemos no passo 1.

  •  Agora que estamos no directório do ficheiro VBoxManage.exe basta correr o comando para redimensionar o disco, no meu caso:

VBoxManage modifyhd –resize 25600 “C:\Users\Rui Machado\VirtualBox VMs\Windows XP\Windows XP.vhd” 

NOTA: Agradeço ao Ivá Conte pelo comentário a este artigo, no qual referiu que na versão 4.2.6 a ordem dos parâmetros é diferente:

VBoxManage modifyhd C:\Users\Rui Machado\VirtualBox VMs\Windows XP\Windows XP.vhd –resize 25600

Genéricamente o comando significa:

VBoxManage modifyhd – – resize <TAMANHO_NOVO_EM_MB> <CAMINHO_PARA_DISCO_OBTIDO_PASSO_2>

O comando tem então a clausula modifyhd que indica a acção a realizar, neste caso modificar o disco, a clausula  – -resize indica que tipo de modificação vamos fazer, neste caso redimensionar e depois o novo tamanho em MB e o caminho para o disco. Não esquecer de por este caminho para o disco entre aspas se o mesmo tiver espaços, neste caso tem.

O pronto, está concluído, se forem ver o tamanho do disco, terá agora 25GB. (Para ver o tamanho do disco, abrir o virtual box e pressionar CTRL+D)

NOTA IMPORTANTE: Este redimensionamento está a ser feito ao nivel do virtual box, ou seja o virtual box adiciona um novo espaço não alocado no disco virtual com a diferença entre o novo tamanho e o antigo, mas esta espaço fica desactivado,  depois de todo este procedimento é necessário modificar as partições na máquina virtual.

Exemplo, criei uma máquina com o windows xp, depois de redimensionar o disco com o vboxmanage, fui dentro da máquina virtual do windows xp a Painel Controlo -> Ferramentas administrartivas -> Armazenamento -> Gestor disco (local)

Como podem ver, está ali um espaço de 15.01 GB que não está alocado. Se virem o disco era de 10GB, passou a 25GB, logo está correcto. O que devemos fazer para alocar este espaço à primeira partição já existente é: botão direito do rato no novo espaço -> Nova Partição -> No Wizard clicar Next -> Selecionar Primary Partition e Next -> O tamanho é preenchido automaticamente logo clicar next -> Atribuir uma letra e nome a partição e Next -> Na formatação escolher NTFS ou Fat se a primeira tem este formato Next -> Finish

Agora temos duas partições no disco rigido e o novo espaço está alocado para utilização.

Obrigado,

Rui Machado

Anúncios

10 comments

  1. Obrigado pela dica. Mas na minha versão(4.2.6) a ordem dos parametros está diferente :

    VBoxManage modifyhd C:\Users\Rui Machado\VirtualBox VMs\Windows XP\Windows XP.vhd –resize 25600

    Pode servir como uma informação adicional ao seu post!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s